Sem categoria Como É A Vida Em Travosa, Santo Amaro (MA)

Como É A Vida Em Travosa, Santo Amaro (MA)

travosa

Já imaginou acompanhar marisqueiras experientes na coleta do molusco sarnambi? Degustar pratos deliciosos preparados com ingredientes frescos, direto do mar? Mergulhar na natureza dos Lençóis Maranhenses? Em Travosa, tudo isso é possível.

Quer dizer, Travosa é um povoado de pescadores onde você se sente em uma vila costeira dos anos 70. Lá, é possível acompanhar de perto a vida simples e autêntica dos pescadores, visitar as catadoras de sarnambi e conhecer paisagens paradisíacas. 

Ou seja, ao visitar Travosa você tem uma experiência única que te conecta com a natureza e a cultura local. Quantas oportunidades você tem no seu dia a dia para fugir da correria e se conectar consigo mesmo em meio à natureza?

Pensando nisso, descubra tudo o que Travosa tem a oferecer. Continue a leitura e veja:

  • Onde fica Travosa?
  • Como chegar em Travosa?
  • Como é a vida em Travosa?
  • Como é o processo de coleta do sarnambi, em Travosa?
  • Quais são os principais pratos de Travosa?
  • Como são as paisagens em Travosa?

Onde fica Travosa?

Travosa é um pequeno paraíso escondido no norte dos Lençóis Maranhenses, mais precisamente no município de Santo Amaro. Localizada a cerca de 200 km de São Luís, capital maranhense.

Quer dizer, pense em um vilarejo à beira-mar, cercado por paisagens e com um povo acolhedor e cheio de histórias para contar. É assim que você se sentirá ao chegar em Travosa, povoado com cerca de 800 habitantes

Como é a vida em Travosa?

Saindo da cidade de Santo Amaro, você chega ao povoado de Travosa. Lá é possível interagir com os pescadores, aprender sobre suas técnicas de pesca e saborear os frutos-do-mar. O destaque fica por conta do molusco sarnambi, fonte de alimento e renda principal na região.

Normalmente, eles são extraídos pelas mulheres, chamadas marisqueiras. A cada maré baixa, elas se aventuram pelos manguezais, vasculhando a lama em busca dos sarnambis. 

Porém, as mulheres enfrentam desafios como a variação das marés, a necessidade de armazenar os produtos e a busca por melhores preços. Ou seja, em Travosa, a vida é simples, mas rica em significado. As pessoas valorizam a comunidade, a família e o contato com a natureza.

Como chegar em Travosa?

Para chegar em Travosa, a rota mais comum é por Santo Amaro ou Primeira Cruz. Ambas as opções exigem um veículo com tração nas quatro rodas, pois parte do trajeto é feito por trilhas.

Por Santo Amaro

Após percorrer aproximadamente 220 km de São Luís, você chegará à entrada do povoado de Sangue. A partir dali, são mais 34 km de trilha, sendo parte dela asfaltada. Ao chegar em Santo Amaro, você pegará outra trilha pelo povoado Boa Vista até finalmente chegar em Travosa. Essa rota leva cerca de 3 horas.

Por Primeira Cruz

Essa opção envolve deixar o carro em um estacionamento privado em Humberto de Campos e pegar uma lancha até Primeira Cruz. De lá, você continuará de carro até Travosa.

Como é o processo de coleta do sarnambi, em Travosa?

A coleta do sarnambi é um trabalho árduo e paciente. Sob o sol forte, as mulheres passam horas agachadas, peneirando a lama e separando os mariscos dos outros organismos marinhos. É um trabalho que exige força física e resistência, mas que também proporciona um profundo contato com a natureza.

Após a coleta, começa um novo processo: a limpeza e o cozimento dos sarnambis. Os moluscos são lavados cuidadosamente em água doce e cozidos em grandes panelas. Essa etapa é fundamental para garantir a qualidade do produto e eliminar possíveis impurezas. Por fim, ocorre a venda dos sarnambis.

Quais são os principais pratos de Travosa?

Para quem busca uma experiência gastronômica autêntica e saborosa, Travosa é o destino ideal. O sarnambi ensopado é, sem dúvida, um dos destaques do cardápio local. Ele é preparado com ingredientes frescos e simples, como cebola, tomate, pimentão, leite de coco e, claro, o delicioso sarnambi. 

A receita, criada pela chef Aline Galvão, do restaurante Toca da Guaaja, é um exemplo de como a culinária local pode ser sofisticada sem perder sua essência.

Mas o sarnambi ensopado não é a única estrela do cardápio de Travosa. 

Outros pratos típicos da região, como as ostras frescas acompanhadas de uma cerveja local e a cocada caseira, também são muito apreciados pelos visitantes.

A Toca da Guaaja, comandada por Aline Galvão e Margot Stinglwagner, é um dos restaurantes mais charmosos da região. Ele oferece uma experiência gastronômica completa, com pratos saborosos, drinks refrescantes e um ambiente tranquilo para relaxar. Além do sarnambi ensopado, você também pode encontrar em Travosa:

  • ostras frescas – diretamente do mar para sua mesa, as ostras de Travosa são uma verdadeira iguaria;
  • cocada caseira – um doce típico brasileiro, feito com coco fresco e raspas de limão, perfeito para finalizar a refeição;
  • tiquira – um destilado de mandioca, de origem indígena, com um sabor único e marcante.

Como são as paisagens em Travosa?

Ao longo do caminho para Travosa, você poderá apreciar:

  • praias desertas – com águas calmas e cristalinas;
  • dunas gigantes – ótimas para a prática de esportes radicais como sandboard e buggy.
  • manguezais – um ecossistema rico em biodiversidade, onde você poderá observar a vida marinha de perto.
  • lagoas esmeraldinas – formadas pela água da chuva que se acumula entre as dunas.

Visite Travosa com a Rota Combo

Viu só como Travosa é um paraíso escondido nos Lençóis Maranhenses? A comunidade, com sua forte ligação com a natureza e suas tradições, oferece uma experiência única aos visitantes.

Então, você busca contato com a natureza e experiências autênticas? Então, Travosa é o destino perfeito. Acesse o nosso site e conheça os nossos pacotes de viagem para Rota das Emoções, incluindo os Lençóis Maranhenses!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?