Lençóis Maranhenses Quando Ir aos Lençóis Maranhenses E O Que Fazer?

Quando Ir aos Lençóis Maranhenses E O Que Fazer?

Nordeste Brasileiro

Descubra o melhor momento para visitar os Lençóis Maranhenses e como se planejar para visitar o destino em cada época do ano.

Afinal, quando ir aos Lençóis Maranhenses? Tem gente que não gosta de chuva, mas aprende a gostar quando visita esse destino. Isso porque, quanto mais chuva, mais cheias ficam as lagoas espalhadas entre as dunas, e mais gostosos e únicos ficam os mergulhos que damos em todas elas.

Sabemos que quando a temporada da chuva for embora, muitas delas vão sumir. Por outro lado, durante períodos mais ensolarados, você tende a aproveitar melhor atividades como caminhadas e passeios de buggy. E claro, a visibilidade ajuda a apreciar as paisagens e capturar fotos.

Portanto, muitas pessoas buscam saber como visitar os Lençóis Maranhenses, quando ir e o que fazer.  Assim, fique com a gente e descubra:

  • Quando ir aos Lençóis Maranhenses?
  • Quando os Lençóis Maranhenses estão cheios?
  • Como planejar quando ir aos Lençóis Maranhenses?
  • O que devo saber antes de visitar os Lençóis Maranhenses?
  • Pode tomar banho nos Lençóis Maranhenses?
  • Precisa pagar para entrar nos Lençóis Maranhenses?
  • O que fazer nos Lençóis Maranhenses?
  • Quantos dias são necessários para conhecer os Lençóis?
  • Onde estão localizados os Lençóis Maranhenses?
  • Qual a distância de São Luís para Lençóis Maranhenses?
  • Qual a distância de Jericoacoara para Lençóis Maranhenses?
  • Qual a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses?
  • Qual o aeroporto mais perto dos Lençóis Maranhenses?
  • Onde se hospedar para conhecer os Lençóis?
  • Quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses?
  • Como ir aos Lençóis Maranhenses?

 

Quando ir aos Lençóis Maranhenses?

A época ideal para ir os Lençóis Maranhenses é na temporada da chuva. Este período pode variar de um ano para o outro, mas normalmente vai de maio a setembro. Por isso, antes de viajar consulte as agências de turismo locais e o ICMBio, que estão sempre atentos ao clima.

Quer dizer, claro que você pode visitar os Lençóis Maranhenses em qualquer época do ano. Porém, o visual não será o mesmo, especialmente no período das secas — novembro e janeiro —, quando as lagoas ficam mais vazias. 

Julho a agosto

A alta temporada começa no mês de julho devido às férias escolares dos brasileiros e segue até agosto, quando muitos turistas estrangeiros chegam a esse destino. Afinal, essa é a época de férias no hemisfério norte.

Setembro

Em setembro o número de turistas aumenta ainda mais, principalmente em Atins, pois é o início da temporada de kitesurf.

Alta temporada 

Lençóis Maranhenses: Quando ir

A alta temporada de Lençóis Maranhenses vai de janeiro a junho, com seu auge entre fevereiro e maio. É nesse período em que as lagoas se enchem, deixando as dunas intercaladas por espelhos d’água cristalina.

Se você deseja visitar a região no pico da alta temporada, recomendamos agendar sua viagem para os meses de abril e maio. Nesse período, as lagoas atingem seu auge, perfeito pra ter mergulhos memoráveis. A única desvantagem aqui é enfrentar muitos dias de chuva. 

Caso queira fugir das fortes chuvas, prefira visitar Lençóis entre os meses de junho a agosto. Nesse momento, os rios ainda estão cheios, mas já existem alguns dias de sol para tornar o passeio mais agradável.  

Baixa temporada 

Lençóis Maranhenses na baixa temporada

Enquanto que os períodos de chuva marcam a alta temporada dos Lençóis Maranhenses, a baixa temporada ocorre justamente no período das secas, entre novembro e dezembro

Por isso, caso deseje aproveitar os meses em que a região recebe menos turistas, nossa dica é ir para Santo Amaro, Caburé e Atins. Esses locais têm lagoas maiores e mais chances de ainda haver água, além de belas praias e dunas para aproveitar. 

Verão e primavera 

Lençóis Maranhenses: Quando ir durante o verão e primavera

Assim que as estações mais secas vão se firmando, as lagoas começam a secar devido à ação do sol e do vento. Durante a primavera, as lagoas não estão tão cheias, mas ainda possibilitam belas paisagens. 

Nesse período, a temperatura varia entre 24ºC e 32ºC. As atividades recomendadas são a recreação das águas das praias e lagoas, caminhadas e contemplação da paisagem. 

Já no verão, entre novembro a janeiro, as lagoas e rios estão bem secos, dando lugar a pastagens e várzeas. Aqui, as atividades mais indicadas são a recreação nas lagoas perenes, caminhadas e contemplação das dunas. 

Outono e inverno 

Lençóis Maranhenses: Quando ir no outono e inverno

Essas estações marcam o período das chuvas nos Lençóis maranhenses. Bem no final do inverno, a região já enfrentou um longo período de fortes chuvas — 4 meses, de maio a agosto. 

Então, as lagoas e rios estão com seu nível máximo de água, proporcionando belíssimas paisagens, como as lagoas multicoloridas, cercadas por dunas branquinhas. 

Aqui, as atividades recomendadas são a recreação nas águas cheias dos rios e lagoas, caminhadas e contemplação das paisagens naturais. Nesse período, a temperatura varia entre 24ºC e 32ºC.

Quando os lençóis maranhenses estão cheios?

Para facilitar seu planejamento de viagem, resolvemos compilar em formato de lista os períodos em que as lagoas de Lençóis estão mais cheias:

  • Lagoas super cheias: dias de sol, a partir da 2ª quinzena de junho até julho;
  • Lagoas ainda cheias: dias de sol a partir de agosto até a 1ª quinzena de setembro;
  • Lagoas ainda cheias em Santo Amaro: dias de sol, a partir da 2ª quinzena de setembro até a 1ª quinzena de outubro;
  • Lagoas secas: dias de sol, a partir da 2ª quinzena de outubro até dezembro;
  • Lagoas enchendo: dias de chuva chuvas, a partir de janeiro até abril;
  • Lagoas cheias: tempo instável, a partir de Maio até a 1ª quinzena de junho.

Como planejar quando ir aos Lençóis Maranhenses?

Planejar uma viagem, independentemente do destino, não é nada fácil. É preciso muita pesquisa para não errar na escolha da hospedagem, transporte, locais para visitar e outros pontos. Então, para te ajudar nesse processo, aqui vai algumas dicas:

  • selecione o período ideal para visitar os Lençóis Maranhenses;
  • estipule um orçamento para sua viagem;
  • crie seu roteiro de acordo com sua preferência;
  • reserve a estadia com antecedência (pousadas, hotéis etc.);
  • reserve os transfers com antecedência;
  • agende os passeios com antecedência;
  • compre suas passagens aéreas com antecedência.

 

O que devo saber antes de visitar os Lençóis Maranhenses?

Antes de visitar os Lençóis Maranhenses, há algumas informações importantes que você deve saber para ter uma experiência ainda mais prazerosa e tranquila na viagem. Confira!

Localização

Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, região Nordeste. O principal ponto de acesso é a cidade de Barreirinhas.

Porém, eles não ficam tão perto da capital, São Luís, como muitos devem imaginar: a distância é de 270 km, cerca de 5h de carro. Mas relaxe! A estrada é asfaltada e existem várias opções de transportes para fazer o trajeto.

Clima

A região possui um clima tropical com temperaturas elevadas durante todo o ano. Inclusive, a temperatura costuma variar no máximo 1,6 °C anualmente. Ou seja, climinha previsível para evitar surpresas desagradáveis e facilitar a preparação da mala, né?

Então, é importante estar preparado para o calor intenso e usar protetor solar, chapéu e roupas leves. Porém, também se prepare para chuvas, principalmente se viajar em março. Lá, elas costumam ser intensas, o que, por outro lado, é uma das responsáveis por deixar as lagoas dos Lençóis mais cheias e bonitas.

Proteção ambiental

Os Lençóis Maranhenses são uma área protegida, sendo essencial preservar o ambiente natural. Afinal, é com isso que a beleza do lugar é mantida. Assim, não jogue lixo nas lagoas ou dunas e respeite as regras e restrições estabelecidas pelos guias locais.

Preparação física

Algumas atividades nos Lençóis Maranhenses exigem um bom condicionamento físico, como caminhar nas dunas ou subir em algumas delas. Então, certifique-se de estar em boa forma física antes de se aventurar.

Mas calma! Não é um passeio exclusivo de pessoas extremamente saradas e focadas na vida fitness. Porém, para você ter uma melhor experiência e aproveitar mais os Lençóis, sair do sedentarismo antes da viagem é fundamental

Além disso, existem alguns caminhos menos complexos, como a Lagoa Azul. Por outro lado, em outros, pode ser preciso escalar parte do percurso com uma corda, como ocorre na Lagoa Bonita. Ou seja, tudo depende do trajeto escolhido.

Fotografia

Os Lençóis Maranhenses são conhecidos por suas paisagens incríveis e fotogênicas, como você já pode ter percebido ao pesquisar pelo lugar. Por isso, se possível, leve uma câmera ou celular com boa qualidade de imagem para registrar momentos inesquecíveis.

 

Pode tomar banho nos Lençóis Maranhenses?

Você pode tomar banho nos Lençóis Maranhenses se desejar, já que não existem regras com essa proibição. Assim, basta pedir que o guia leve você para as lagoas propícias para banho, garantindo o esperado momento de relaxamento.

 

Precisa pagar para entrar nos Lençóis Maranhenses?

Não é preciso pagar para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Porém, ao ir com agências e operadores de turismo credenciados é necessário pagar pelo serviço oferecido.

 

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?

Existem muitos passeios maravilhosos a fazer nos Lençóis. Sem dúvida, terá que escolher entre eles, por isso fique o maior tempo possível.

Para ajudá-lo nessa empreitada difícil, as pousadas oferecem pacotes de passeios, que você pode incrementar com outros oferecidos pelas agências do local. Dentre os passeios preferidos estão:

1. Passeios em Santo Amaro

É bom reservar seu passeio de véspera para não perder o dia. Se quiser fazer a travessia do parque a pé é preciso reservar o guia com antecedência de 30 a 90 dias. 

Dentre os principais passeios em Santo Amaro, indicamos:

  • Passeios às lagoas de Santo Amaro;
  • Passeio ao circuito de Betânia;
  • Passeio ao circuito da Lagoa das Américas;
  • Passeio à Lagoa das Andorinhas;
  • Passeio ao circuito da Lagoa das Emendadas;

2. Passeios em Barreirinhas

Dentre os principais passeios em Barreirinhas, indicamos:

  • Circuito Lagoa Azul;
  • Circuito da Lagoa Bonita;
  • Bóia-cross no Rio Formiga;
  • Sobrevoo dos Lençóis Maranhenses;
  • Passeio de quadriciclo a Caburé;
  • Passeio bate-volta a Atins;
  • Passeio bate-volta a Santo Amaro.

3. Passeios em Atins

Dentre os principais passeios em Atins, indicamos:

  • Passeios às lagoas de Atins;
  • Revoada dos guarás;
  • Plânctons luminescentes;
  • Kitesurf;
  • Travessia a pé do parque nacional.

Uma dica preciosa é fazer passeios compartilhados pela Rota Combo, que oferece inúmeras opções, dentre elas:

  • Passeio às lagoas Azul e Adjacentes nos Lençóis;
  • Passeio pelo Rio Preguiças nos Lençóis;
  • Passeio Canto de Atins, com saída de Barreirinhas;
  • Passeio em Lagoa Bonita nos Lençóis;
  • Passeio à Cardosa nos Lençóis;
  • Passeio Lençóis 1 Dia, com saída de Parnaíba;
  • Passeio Lençóis 1 Dia, com saída de Barra Grande;
  • Passeio Circuito Barreirinha/Atins. 

Para conhecer detalhes dos passeios oferecidos pela Rota Combo, clique AQUI .

Quantos dias são necessários para conhecer os Lençóis?

Existem roteiros de dois a sete noites para conhecer os Lençóis Maranhenses, mas a dica é você escolher o roteiro com sete noites. 

Com ele você poderá fazer o circuito completo para conhecer as lagoas de Santo Amaro, as lagoas e outros passeios de Barreirinhas e a rusticidade e o kitesurf de Atins.

Onde está localizado os Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses é uma região com 155 mil hectares que fica dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As cidades próximas mais conhecidas são Atins, Santo Amaro e Barreirinhas.

Qual a distância de São Luís para Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses ficam a 266 km de São Luís. São 4h43 minutos de viagem via BR 402.

Qual a distância de Jericoacoara para Lençóis Maranhenses?

São 397 km de distância, feitos em aproximadamente 7h15 via BR-402.

Qual a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses?

Barreirinhas é a cidade dos Lençóis Maranhenses mais fácil de ser acessada. É também a mais importante, pois é a única que oferece transporte público saindo de São Luís, seja por ônibus coletivo ou vans. 

O trajeto de São Luís a Barreirinhas leva 4 horas, com uma parada para lanche.

Qual o aeroporto mais perto dos Lençóis Maranhenses?

O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o aeroporto de São Luís, a 240 km de Santo Amaro, 260 km de Barreirinhas e 260 km (mais uma hora de barco) de Atins.

Onde se hospedar para conhecer os Lençóis?

Quando for aos Lençóis Maranhenses, o melhor lugar para se hospedar é Barreirinhas. É a cidade que oferece mais opções de hospedagens, restaurantes e de agências para comprar seus passeios. É por ela que se chega ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Se preferir pode optar por hospedar-se em Santo Amaro ou Atins, que oferecem opções diferenciadas de hospedagem e passeios.

Quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses?

O custo de sua viagem depende de quantos dias escolheu o roteiro. Em setembro de 2019, para passar seis dias nos Lençóis Maranhenses, uma pessoa gastava, em média, R$ 3.050,00, sem incluir despesas em São Luís.

Como ir aos Lençóis Maranhenses?

Comece comprando uma passagem aérea para São Luís, no Maranhão. Você vai pagar de R$ 700,00 a R$ 1.200,00, dependendo da temporada. Por isso é bom acompanhar os valores meses antes de viajar.

Em São Luís você procura um transporte para Barreirinha. Esta é a cidade base de onde você sairá para conhecer a região, por isso tem inúmeras opções de hotéis, pousadas e agências de turismo que irão auxiliá-la em seus passeios.

Você pode optar também por outras cidades base, como o povoado de Atins e Santo Amaro do Maranhão.

Uma dica importante: você pode fazer a famosa Rota das Emoções, que inclui os Lençóis e Jericoacoara. Veja AQUI mais informações sobre essa viagem cinematográfica!

Para economizar, opte por transfers compartilhados!

As emoções dessa viagem são muitas, mas os gastos também. Assim, a dica perfeita para economizar é usar transfers compartilhados para se locomover. 

A Rota Combo é especializada em transfers e passeios e oferece opções excelentes para você se deslocar pela região

Descubra quais outros lugares do Nordeste visitar

Agora que você já conhece quais caminhos seguir para visitar os Lençóis, pense nos passeios incríveis que pode fazer por lá, de mãos dadas com o namorado ou em grupo de amigos.

Mergulhar em uma lagoa que não estará mais naquele lugar quando vier em outra viagem, tirar fotos em cenários surreais que mudam a cada estação, não é mesmo fascinante?

É como estar em um lugar real, mas que passará, como se fosse um sonho… É como estar em um mundo do “nunca”, onde temos que aproveitar cada momento, pois mais do que o tempo, nesses locais as coisas são passageiras e únicas!

Aproveite para escolher no blog da Rota Combo outros lugares lindos como esse para conhecer. Partiu nordeste brasileiro!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?