Dicas de viagem Os 9 principais pontos turísticos no Maranhão: conheça os destinos!

Os 9 principais pontos turísticos no Maranhão: conheça os destinos!

pontos turísticos no Maranhão

Os pontos turísticos do Maranhão são tão singulares que um deles chegou a ser o sonho de Gisele Bündchen. Consegue imaginar de qual lugar falamos? Trata-se dos Lençóis Maranhenses, declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

A modelo compartilhou diversas fotos do local no Instagram com a legenda: “Sempre sonhei em visitar os Lençóis. Que lindo é o nosso Brasil”. Ou seja, se uma das modelos mais bem-sucedidas do planeta, que já viajou o mundo, fala isso, melhor valorizar o nosso país, né? 

E olha, não pense que os pontos turísticos do Maranhão se restringem aos Lençóis Maranhenses. O estado chama atenção também pela cultura, animais silvestres, praias, dunas de areia alva e inúmeras outras características que o tornam tão especial. 

E aí, sentiu curiosidade e quer conhecer mais sobre este cantinho? Embarque conosco nessa viagem rumo aos paraísos do Nordeste!

Os 9 principais pontos turísticos no Maranhão

Listamos 9 principais pontos turísticos no Maranhão para você incluir no seu roteiro. Confira!

1. Lençóis Maranhenses

Você quer viver a emoção de conhecer o paraíso do Nordeste brasileiro? Então visite os Lençóis Maranhenses, um dos mais famosos pontos turísticos do Maranhão.

Eles são muito visitados por turistas do mundo todo. Só em 2023, os Lençóis Maranhenses receberam 400 mil turistas, representando um aumento de 8%. Quer conhecer alguns dos famosos com bom gosto que já visitaram o local? Veja a lista:

  • Jade Picon;
  • Candice Swanepoel;
  • Gisele Bundchen;
  • Giovanna Lancellotti;
  • Claudia Raia;
  • Enzo Celulari;
  • Lore Improta;
  • Leo Santana;
  • Juliana Paes;
  • Rafael Zulu;
  • etc.

Os Lençóis Maranhenses também são palco do São João da Thay, evento organizado pela influenciadora Thaynara OG — natural do Maranhão. Quer dizer, durante a programação, os convidados da festa passeiam pelo Parque dos Lençóis Maranhenses, claro!

Esse ponto turístico chama tanto atenção especialmente pelas lagoas de água doce instaladas entre as dunas. Elas fascinam pela cor de suas águas azuis e verdes: uma cena real em um mundo de sonhos.

Quando ir para os Lençóis Maranhenses? 

Para visitar essa região, é recomendado que faça o passeio entre os meses de abril e agosto, quando a chuva é abundante e as lagoas ficam cheias.

Mas se quiser fazer o passeio em outros meses do ano, encontrará atrativos igualmente lindos e surpreendentes. Um deles são as dunas que se movem de um dia para o outro, ao sabor do vento, renovando a paisagem.

2. São Luís do Maranhão

Capital do Maranhão, São Luís tem que ocupar lugar de destaque em seu roteiro de viagem. Até porque, trata-se do local onde a rica cultura brasileira se encontra com a arquitetura colonial. 

Quer dizer, com suas ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e azulejos portugueses, a cidade conta a história do Brasil em cada esquina. Inclusive, também foi nesse local que boa parte das cenas da novela global ‘’Da Cor do Pecado’’ (2004) foi gravado. Você assistia? 

A novela está disponível no Globo Play e vale a pena rever. Isso se você quiser relembrar a atmosfera vibrante de São Luís e se encantar novamente com suas paisagens e personagens marcantes.

Curiosidades de São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão é a única cidade brasileira fundada por franceses. Além disso, ela possui muitas atrações culturais para você se deliciar, dentre elas:

  • casarões antigos, em ruas preservadas;
  • baladas noturnas, que imprimem um ar de modernidade a São Luís.

Ou seja, em São Luís você retornará aos tempos antigos, quando os azulejos e ladrilhos vinham diretamente de Portugal para enfeitar as fachadas dos casarões.

As ruas são bem preservadas e nos levam a refletir sobre nossas heranças coloniais, marcadas por influências de outros povos, como portugueses, franceses, africanos e índios.

Esses casarões centenários são tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e formam o Centro Antigo da cidade. Este se orgulha de possuir a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.

Dentre suas principais edificações existentes em São Luís do Maranhão, podemos citar as igrejas:

  • Igreja da Sé;
  • Igreja dos Remédios;
  • Igreja do Rosário;
  • Igreja de Vinhais Velho.

Muito apreciadas são também as construções:

  • Convento das Mercês;
  • Casa das Tulhas;
  • Casa das Pedras;
  • Casa das Minas;
  • Palácio dos Leões;
  • Teatro Artur Azevedo.

Indispensável programa diurno é conhecer as praias mais visitadas naquela capital, como:

  • Praia do Calhau, uma das melhores;
  • Ponta D’Areia, a mais estruturada e próxima do centro;
  • Praia do Araçagi, mais afastada, mas belíssima.

banner rota das emoções rota combo

O que fazer em São Luís do Maranhão?

Além dos passeios às praias e o city tour em São Luís do Maranhão, o que mais fazer? Baladas à base de reggae, por exemplo, agitam os bares da Avenida dos Holandeses e Lagoa da Jansen, no período da noite, tornando-se paradas obrigatórias. 

Mas a mistura de influências vindas do Norte do Nordeste — vizinhos do Maranhão — criam hábitos envolventes e preciosos, como as festas juninas. A principal atração dessas festas, o Bumba meu Boi, nasceu no século XVIII, com influências da cultura indígena, portuguesa e negra. 

Ela reúne milhares de pessoas que amam os bois e em 2012 foi tombada como patrimônio cultural do Brasil. Gostou da ideia? Para participar do Bumba meu Boi você deve ir entre junho e julho.

3. Delta do Parnaíba

Uma das mais belas paisagens do mundo fica 70% no nordeste do Maranhão — a outra parte no Piauí —, e se chama Delta do Parnaíba. Os principais municípios que cercam essa maravilha, de onde partem excursões turísticas para explorar o Delta, são:

Inclusive, quem busca maior proximidade com a natureza e visuais diferenciados costuma se hospedar em pequenas cidades da região. É o caso de Tutóia, Paulino Neves e Araioses.

Agora, o que o Delta do Parnaíba tem de espaço? Imagine um lugar onde o rio encontra o mar, formando um labirinto de ilhas, rios e manguezais. Esse é o Delta do Parnaíba!

Este ponto turístico também ama o 3º maior delta oceânico do planeta. Isso significa que ele possui uma vasta biodiversidade e um ecossistema rico, atraindo turistas do mundo inteiro que desejam explorar suas belezas naturais.

Por exemplo, o Delta do Parnaíba recebe inúmeros turistas de diferentes localidades para observar a revoada dos guarás. Já ouviu falar? Vale muito a pena! Porém, existe muito o que fazer por lá além disso.

Por exemplo, o Delta do Parnaíba oferece praias incríveis que não podem deixar de ser visitadas, dentre elas:

  • Praia da Barra;
  • Praia Pequenos Lençóis;
  • Praia do Amor.

O passeio a Delta do Parnaíba faz parte do roteiro Rota das Emoções, que engloba Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses.

4. Queimada dos Britos

A Queimada dos Britos é uma ilha maranhense onde só se pode ir a pé, caminhando pelas areias alvas das dunas. Essa característica traz uma certa exclusividade que torna a experiência ainda mais especial, permitindo que os visitantes se conectem com a natureza de maneira única.

Esse oásis, nada mais é do que uma vila encravada no coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Foi fundado por Manuel Brito, que veio do Ceará fugindo da seca, e hoje é lembrado por filhos, netos e aproximadamente 200 pescadores que lá residem.

Os pescadores vivem do que retiram do mar, que fica a duas horas da vila. E ainda, da grande criação de bodes e gado que passeiam pelas dunas. O que acha que passar um período em um cuja cultura é tão diferente da que você vive?

Como um dos principais pontos turísticos do Maranhão, a Queimada dos Britos atrai cada vez mais visitantes. Com isso, os moradores conseguem complementar a renda familiar com os ganhos provenientes do turismo.

Ou seja, Queimada dos Britos é um verdadeiro oásis para o turista que faz o longo trajeto de 6 horas a pé, vindo de Atins ou Santo Amaro. Assim, ele descobre o prazer de saborear uma deliciosa comida regional, relaxar em uma rede e aproveitar a tranquilidade de um povo acolhedor.

5. Atins

Você é praticante de windsurfe e kitesurfe, ou está apenas à procura de lugares diferentes e inspiradores? Vá ao Maranhão e descubra Atins.

Trata-se de uma vila rústica de pescadores que fica no entorno dos Lençóis Maranhenses e atrai cada vez mais turistas. Eles chegam pelo Rio Preguiças, partindo do porto de Barreirinhas, rendidos pela beleza do trajeto, em busca do sossego e paz.

E tudo isso eles encontram em suas belas lagoas e praias, dentre elas:

  • Lagoa da Capivara – a maior e mais bela da região;
  • Praia de Caburé – que apresenta um banco de areia gigante dividindo as águas do rio Preguiças e do Oceano Atlântico, onde existem vários restaurantes;
  • Praia de Atins – Também com um banco de areia enorme e águas calmas.

Em Atins os visitantes encontram, ainda, outros atrativos e passeios, como:

  • Revoada dos Guarás Vermelhos – que pode ser apreciada durante passeios nas ilhas do rio Preguiças;
  • Canto do Atins – pequeno povoado de rústica estrutura situado na fronteira das dunas, entre o litoral e o Parque do Lençóis Maranhenses.

6. Barreirinhas

Em Barreirinhas você encontra areias brancas de dunas que lembram salinas, lagoas formadas pelas águas da chuva e o Rio Preguiça cortando o manguezal.

Além disso, Barreirinhas parece um cenário de filmes, muito utilizado para filmar e tirar fotos inusitadas. Os turistas adoram! E aí, sentiu interesse? Que tal visitar Barreirinhas e fazer umas selfies para atualizar as suas redes sociais? 

  1. Santo Amaro

Dependendo de onde você parte, pode ser um pouco difícil chegar em Santo Amaro, mas vale a pena! Quer dizer, embora pouco conhecida pelos turistas, devido às dificuldades do trajeto, Santo Amaro é um daqueles paraísos que valem qualquer sacrifício.

Por isso, recomendamos os transfers saindo de Barra grande para Santo Amaro. Ao fazer isso, fica muito bem mais fácil chegar em Santo Amaro. Isso porque, ela fica bem em frente ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Não por acaso, ela é apelidada de “Paraíso perdido dos Lençóis”

Ao chegar lá, é possível curtir as lagoas gigantes com pouco movimento. Esse é um ponto muito positivo. Afinal, com toda essa solidão, você terá um paraíso quase que exclusivo para chamar de seu.

Isto é, Santo Amaro possui montes com areia bem finas e lagoas famosas por suas águas azul-turquesa, eternos e incomparáveis convites a mergulhos fantásticos. Podemos citar:

  • Lagoa das Andorinhas;
  • Lagoa das Cabras;
  • Lagoa das Gaivotas;
  • Lagoa da Betânia.

8. Alcântara

Alcântara é conhecida como a cidade onde o tempo parou. Isso porque ela abriga um complexo de mais de 300 edificações do período colonial brasileiro, embora muitas delas estejam em ruínas. 

O cartão postal da cidade inclui casarões, palacetes e igrejas, como a Matriz de São Matias, uma das igrejas mais visitadas. 

Inclusive, muitas das edificações foram antigas residências de nobres durante a época de ouro da vila. Naquele período, as plantações de algodão e cana-de-açúcar eram as principais atividades econômicas. 

Sentiu interesse em conhecer mais sobre a cultura de Alcântara? Como disse o artista Gilberto Gil: ‘’cultura é igual feijão com arroz: é necessidade básica!’’

Mas, engana-se quem pensa que a vida cultural e turística de Alcântara se limita à parte histórica. As praias também impressionam, desde a sempre popular Praia da Baronesa até as desertas, acessíveis apenas por barco. Vale a pena visitar!

9. Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas não pode deixar de estar nesta lista de atrações turísticas do estado do Maranhão. 

Localizado no sul do estado do Maranhão, é um destino repleto de cachoeiras, trilhas por matas nativas e parques naturais de águas claras e calmas. A área fica a pouco mais de 830 km da capital, São Luís. 

Como resultado, muitos turistas vêm da vizinha capital do Tocantins, Palmas. Suas principais atrações são:

  • Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru;
  • Cachoeira São Romão;
  • Portal da Chapada das Mesas;
  • Poço Azul;
  • Cachoeira da Prata;
  • Morro do Chapéu;
  • Complexo Turístico Pedra Caída. 

Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes radicais. Como os principais locais procurados pelos turistas ficam distantes do centro da cidade, é muito importante chegar até eles com um guia profissional. Um veículo com tração 4X4 também é recomendado. Mas o trabalho duro compensa!

Qual a melhor época para ir ao Maranhão?

A melhor época para explorar as belezas naturais do Maranhão, especialmente os Lençóis Maranhenses, é durante a estação seca. É nessa época que as famosas lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias. 

Além disso, os dias são ensolarados e quentes, perfeitos para curtir as praias, fazer trilhas e explorar a região. A estação seca no Maranhão depende do destino:

  • São Luís e a Costa do Maranhão – prefira ir entre agosto e dezembro, especialmente a partir de outubro, quando chove menos na região;
  • Lençóis Maranhenses – visite entre maio e setembro. No final de maio, as chuvas dão uma trégua e as lagoas estão cheias. Na metade de setembro, elas começam a secar e perdem boa parte de sua beleza;
  • Chapada das Mesas – vá idealmente entre maio e outubro, principalmente entre julho e agosto, quando chove muito pouco.

Visite o Maranhão com a Rota Combo

E aí, pronto para viver essa aventura? O Maranhão te espera com braços abertos para explorar seus incríveis pontos turísticos. Se imagine brincando de Bumba meu Boi, mergulhando nas águas azuis ou verdes dos lagos, tirando selfie na praia de areias brancas e muito mais!

Nós da Rota Combo oferecemos combos, passeios e transfers para a Rota das Emoções — que inclui o Maranhão. Confira o nosso site e fique por dentro dos melhores pacotes!

Conheça alguns dos nossos outros passeios:

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?