Rota das Emoções 5 Comidas Nordestinas Deliciosas na Rota das Emoções

5 Comidas Nordestinas Deliciosas na Rota das Emoções

comidas nordestinas

Tapioca, moqueca, cuscuz, bolo de rolo, bobo de camarão, pastel de carne com açúcar, acarajé, vatapá, baião de dois… Ficou com água na boca só de se imaginar relaxando em algum lugar e em boa companhia enquanto aproveita as comidas nordestinas

A gente entende, afinal, a região é conhecida — além das belezas naturais, carnaval, São João e outras maravilhas — pela culinária. Inclusive, ela foi muuuiito elogiada pelos ex-BBB Gil do Vigor e Juliette durante a participação no BBB 2021. Acompanhou?

Se sim, é provável que as falas tenham te pegado pelo estômago e convencido a viajar para a região para experimentar essas delícias. Claro, é possível que você já tenha consumido as comidas nordestinas em outras regiões. 

Essa é uma boa forma de conhecer a culinária do Nordeste. Porém, é como assistir um filme em casa em vez do cinema: é legal, mas a experiência fica incompleta. Pensando nisso, preparamos este post com as 5 principais comidas nordestinas, algumas de estados da Rota das Emoções. Confira!

1. Bolo de rolo

Já ouviu falar do bolo de rolo? Essa delícia pernambucana consiste em uma massa fininha e macia, enrolada com camadas de goiabada cremosa. O bolo de rolo é perfeito para qualquer ocasião, seja um café da manhã especial ou um lanche da tarde.

Essa comida é tão queridinha entre os pernambucanos que é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. Inclusive, ela já teve versões gigantescas de 40 m de comprimento e cerca de 1.200 kg. 

Isto é, Caruaru — segundo município mais populoso do interior pernambucano — apresentou o maior Bolo de Rolo do Mundo durante o São João. 

2. Bolo Souza Leão

Outro patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco que enche os olhos — e a barriga — do nordestino é o bolo Souza Leão. Ele combina massa de mandioca com leite de coco e manteiga. O resultado é uma textura 

macia e cremosa, derretendo na boca a cada mordida.

Esse é um dos doces mais antigos e tradicionais de Pernambuco. Ou seja, ao provar esse bolo, você faz uma verdadeira viagem gastronômica pelo estado. Gostou da ideia? Até porque, cada região do Brasil tem suas particularidades culinárias, e Pernambuco não é diferente.

3. Moqueca maranhense

Quer viajar para o Maranhão? Então, além de conhecer os Lençóis Maranhenses — e diversos outros pontos turísticos —, você precisa experimentar a moqueca maranhense!

Trata-se de um cozido cremoso e saboroso, feito com peixe fresquinho e temperos especiais (como azeite de dendê e leite de coco). Tudo isso cozido em uma panela de barro, que realça os sabores e aromas do prato, sabia?

Outro diferencial é que, ao contrário de outras moquecas, a maranhense leva ovo, que confere uma cremosidade única ao prato. Parece inusitado para você? Bom, a mistura deu super certo e é queridinha de muitos turistas e locais, como os frequentadores do Restaurante Peixaria da Tia

Além disso, a moqueca maranhense é preparada com peixes da costa maranhense, como a pescada-amarela. Ou seja, 1. pode se preparar para um sabor marcante e autêntico; 2. esse prato você não encontra em qualquer lugar! Assim, é uma experiência única para quem visita o estado.

4. Panelada piauiense

Já experimentou a panelada piauiense? Se você gosta de sabores intensos, essa é a pedida perfeita! Quer dizer, imagine um cozido cheio de sabor, feito com ingredientes como bucho, tripas, mocotó e nervo de boi.

Tudo isso é cozido lentamente em uma panela grande e temperado com especiarias que realçam o sabor da carne. Para complementar a refeição, a panelada piauiense costuma ser servida com salada e arroz branco. O que acha da proposta?

Ah, não podemos esquecer: um prato completo deste é feito para ser compartilhado em família ou com amigos, reunindo as pessoas em torno da mesa. Assim, tem uma experiência ainda mais interessante ao visitar o Piauí e conhecer pontos turísticos como Delta do Parnaíba, Barra Grande e Serra da Capivara. 

5. Moqueca cearense

Já que citamos comidas típicas do Piauí e Maranhão — estados pertencentes à Rota das Emoções —, nada mais justo que falar de um prato famoso no Ceará, né? Sendo assim, já provou a moqueca cearense? Se você é fã de frutos-do-mar e sabores intensos, essa delícia vai te conquistar!

Trata-se de um cozido cremoso, feito com peixe fresquinho e temperos especiais, tudo cozido em uma panela de barro. Achou parecido com outras moquecas? Calma! Saiba que a cearense tem um ingrediente secreto que a torna ainda mais especial: o suco de caju!

Isso mesmo que você leu! O suco de caju confere à moqueca cearense um sabor agridoce e uma acidez suave que equilibram os sabores do prato, deixando-a inconfundível. Além disso, essa refeição é preparada com peixes típicos da região, como robalo, namorado ou badejo.

Agora, quer uma dica para tornar o consumo da moqueca cearense ainda mais agradável? A melhor forma de saboreá-la é em um restaurante à beira-mar, com vista para o oceano. Em Jericoacoara, por exemplo, você encontra diversas opções de restaurantes que servem essa delícia.

Experimente as comidas nordestinas com a Rota das Emoções

Como você notou, conhecer as comidas nordestinas é uma forma de celebrar os sabores e a cultura da região. Até porque, vamos combinar que opções é o que não faltam, né? O melhor é que você pode apreciar essas delícias enquanto aprecia as belezas naturais, visita feiras de artesanato e por aí vai.

E que tal transformar essa experiência gastronômica em uma aventura inesquecível? A Rota das Emoções te espera com um roteiro repleto de sabores, paisagens e cultura. Acesse o nosso site e conheça os pacotes oferecidos!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?