Tapioca, moqueca, cuscuz, bolo de rolo, bobo de camarão, pastel de carne com açúcar, acarajé, vatapá, baião de dois… Ficou com água na boca só de se imaginar relaxando em algum lugar e em boa companhia enquanto aproveita as comidas nordestinas?
A gente entende, afinal, a região é conhecida — além das belezas naturais, carnaval, São João e outras maravilhas — pela culinária. Inclusive, ela foi muuuiito elogiada pelos ex-BBB Gil do Vigor e Juliette durante a participação no BBB 2021. Acompanhou?
Se sim, é provável que as falas tenham te pegado pelo estômago e convencido a viajar para a região para experimentar essas delícias. Claro, é possível que você já tenha consumido as comidas nordestinas em outras regiões.
Essa é uma boa forma de conhecer a culinária do Nordeste. Porém, é como assistir um filme em casa em vez do cinema: é legal, mas a experiência fica incompleta. Pensando nisso, preparamos este post com as 5 principais comidas nordestinas, algumas de estados da Rota das Emoções. Confira!
1. Bolo de rolo
Já ouviu falar do bolo de rolo? Essa delícia pernambucana consiste em uma massa fininha e macia, enrolada com camadas de goiabada cremosa. O bolo de rolo é perfeito para qualquer ocasião, seja um café da manhã especial ou um lanche da tarde.
Essa comida é tão queridinha entre os pernambucanos que é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. Inclusive, ela já teve versões gigantescas de 40 m de comprimento e cerca de 1.200 kg.
Isto é, Caruaru — segundo município mais populoso do interior pernambucano — apresentou o maior Bolo de Rolo do Mundo durante o São João.
2. Bolo Souza Leão
Outro patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco que enche os olhos — e a barriga — do nordestino é o bolo Souza Leão. Ele combina massa de mandioca com leite de coco e manteiga. O resultado é uma textura
macia e cremosa, derretendo na boca a cada mordida.
Esse é um dos doces mais antigos e tradicionais de Pernambuco. Ou seja, ao provar esse bolo, você faz uma verdadeira viagem gastronômica pelo estado. Gostou da ideia? Até porque, cada região do Brasil tem suas particularidades culinárias, e Pernambuco não é diferente.
3. Moqueca maranhense
Quer viajar para o Maranhão? Então, além de conhecer os Lençóis Maranhenses — e diversos outros pontos turísticos —, você precisa experimentar a moqueca maranhense!
Trata-se de um cozido cremoso e saboroso, feito com peixe fresquinho e temperos especiais (como azeite de dendê e leite de coco). Tudo isso cozido em uma panela de barro, que realça os sabores e aromas do prato, sabia?
Outro diferencial é que, ao contrário de outras moquecas, a maranhense leva ovo, que confere uma cremosidade única ao prato. Parece inusitado para você? Bom, a mistura deu super certo e é queridinha de muitos turistas e locais, como os frequentadores do Restaurante Peixaria da Tia.
Além disso, a moqueca maranhense é preparada com peixes da costa maranhense, como a pescada-amarela. Ou seja, 1. pode se preparar para um sabor marcante e autêntico; 2. esse prato você não encontra em qualquer lugar! Assim, é uma experiência única para quem visita o estado.
4. Panelada piauiense
Já experimentou a panelada piauiense? Se você gosta de sabores intensos, essa é a pedida perfeita! Quer dizer, imagine um cozido cheio de sabor, feito com ingredientes como bucho, tripas, mocotó e nervo de boi.
Tudo isso é cozido lentamente em uma panela grande e temperado com especiarias que realçam o sabor da carne. Para complementar a refeição, a panelada piauiense costuma ser servida com salada e arroz branco. O que acha da proposta?
Ah, não podemos esquecer: um prato completo deste é feito para ser compartilhado em família ou com amigos, reunindo as pessoas em torno da mesa. Assim, tem uma experiência ainda mais interessante ao visitar o Piauí e conhecer pontos turísticos como Delta do Parnaíba, Barra Grande e Serra da Capivara.
5. Moqueca cearense
Já que citamos comidas típicas do Piauí e Maranhão — estados pertencentes à Rota das Emoções —, nada mais justo que falar de um prato famoso no Ceará, né? Sendo assim, já provou a moqueca cearense? Se você é fã de frutos-do-mar e sabores intensos, essa delícia vai te conquistar!
Trata-se de um cozido cremoso, feito com peixe fresquinho e temperos especiais, tudo cozido em uma panela de barro. Achou parecido com outras moquecas? Calma! Saiba que a cearense tem um ingrediente secreto que a torna ainda mais especial: o suco de caju!
Isso mesmo que você leu! O suco de caju confere à moqueca cearense um sabor agridoce e uma acidez suave que equilibram os sabores do prato, deixando-a inconfundível. Além disso, essa refeição é preparada com peixes típicos da região, como robalo, namorado ou badejo.
Agora, quer uma dica para tornar o consumo da moqueca cearense ainda mais agradável? A melhor forma de saboreá-la é em um restaurante à beira-mar, com vista para o oceano. Em Jericoacoara, por exemplo, você encontra diversas opções de restaurantes que servem essa delícia.
Experimente as comidas nordestinas com a Rota das Emoções
Como você notou, conhecer as comidas nordestinas é uma forma de celebrar os sabores e a cultura da região. Até porque, vamos combinar que opções é o que não faltam, né? O melhor é que você pode apreciar essas delícias enquanto aprecia as belezas naturais, visita feiras de artesanato e por aí vai.
E que tal transformar essa experiência gastronômica em uma aventura inesquecível? A Rota das Emoções te espera com um roteiro repleto de sabores, paisagens e cultura. Acesse o nosso site e conheça os pacotes oferecidos!