Dicas de viagem Lagoa do Junco: Onde Fica E Como Chegar?

Lagoa do Junco: Onde Fica E Como Chegar?

Lagoa do Junco em um dia de sol, localizada no maranhão

Águas cristalinas, dunas imponentes e uma paz inigualável aguardam por você na Lagoa do Junco.

Quando se fala nos Lençóis Maranhenses, a Lagoa do Junco, em Santo Amaro, merece uma atençãozinha especial. Até porque, lá você encontra águas cristalinas, dunas imponentes e areia dourada que se estendem até onde a vista alcança.

E aí, já se imagina caminhando por lá enquanto sente a brisa bater no rosto e observa as águas cristalinas que refletem o céu azul? Aposto que você quase consegue sentir a sensação de paz e tranquilidade só de se imaginar.

Então, que tal conhecer mais detalhes sobre a Lagoa do Junco para organizar a sua viagem? Continue a leitura e confira:

  • Onde fica a Lagoa do Junco?
  • Como chegar na Lagoa do Junco?
  • Quais são os desafios da Lagoa do Junco? 
  • Qual é a história da Lagoa do Junco?
  • Qual é a população da Lagoa do Junco? 
  • O que fazer na Lagoa do Junco?

Onde fica a Lagoa do Junco?

A Lagoa do Junco fica nos Lençóis Maranhenses, mais especificamente no município de Santo Amaro, no estado do Maranhão, no nordeste do Brasil. Este é um destino que faz parte de uma das paisagens naturais populares do país.

Como chegar na Lagoa do Junco?

Tudo começa com a chegada nos Lençóis Maranhenses, seja vindo de São Luís, capital do Maranhão, ou de outras regiões. Saiba mais!

Chegada na região dos Lençóis Maranhenses

A cidade de Santo Amaro é uma das principais portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, junto com Barreirinhas. Por isso, muitos visitantes iniciam sua jornada por lá. A partir de Santo Amaro, você pode fazer passeios locais que incluem visitas às lagoas, como o percurso até a Lagoa do Junco.

Deslocamento em veículo 4×4

Muitos passeios em Santo Amaro envolvem deslocamentos em veículos 4×4, que tem tração nas quatro rodas, sabe? Assim, eles são perfeitos para enfrentar trilhas de areia e dunas que caracterizam a região.

Travessia das dunas e paisagens exuberantes

Enquanto não chega na Lagoa do Junco, aproveite a vista! A viagem é emocionante durante a travessia das imponentes dunas dos Lençóis Maranhenses. Quer dizer, a cada subida e descida, você será presenteado com vistas panorâmicas.

Caminhada em direção à lagoa do Junco

O percurso inclui uma caminhada de cerca de 1 hora, normalmente com o guia. Enquanto isso, se prepare para ouvir diversas histórias e informações sobre a flora, fauna e a geologia da região. Assim, já fique ainda mais empolgada pra conhecer a lagoa!

Chegada à Lagoa do Junco

Após a jornada, você será recompensado ao avistar a Lagoa do Junco. As águas cristalinas e as dunas ao redor criam um visual único e memorável que fazem o trajeto valer muito a pena. 

Assim, aproveite as águas refrescantes da lagoa, tire fotos pra eternizar o momento e relaxe no ambiente tranquilo que a Lagoa do Junco oferece. Afinal, não é sempre que a gente consegue fugir da correria do dia a dia, né? 

Quais são os desafios da Lagoa do Junco?

Os desafios da Lagoa do Junco estão mais relacionados ao percurso para chegar até ela do que dificuldades propriamente ditas na lagoa. Assim, confira alguns pontos a considerar!

Travessia das dunas

O percurso até a Lagoa do Junco envolve a travessia das dunas dos Lençóis Maranhenses. Subir e descer as dunas pode ser desafiador, exigindo esforço físico moderado. Então, esteja ciente disso, caso você esteja sedentária.

Caminhada de aproximadamente 1 hora

O acesso à Lagoa do Junco geralmente requer uma caminhada de cerca de 1 hora. Embora a trilha seja muito atrativa, é importante considerar o condicionamento físico ao embarcar nessa jornada.

Condições climáticas

Dependendo da época do ano, as condições climáticas podem variar. Por exemplo, o sol intenso pode tornar a caminhada mais desafiadora. Então, prepare-se: leve protetor solar, chapéu e água para garantir a hidratação.

Navegação em terreno irregular

A caminhada pode envolver terrenos irregulares, como areia fofa e dunas. Por isso, usar calçados confortáveis e adequados para caminhada são essenciais para facilitar a locomoção.

Ou seja, existem alguns desafios durante o percurso até a Lagoa do Junco. Porém, a recompensa ao chegar lá é imensamente gratificante, fazendo valer a pena cada esforço.

Qual é a história da Lagoa do Junco?

A história da Lagoa do Junco começou em 1918, quando o Sr. Gonçalo Rodrigues chegou a procurar de oportunidades para expandir a Região do Mearim. Depois, mais nordestinos se juntaram, impulsionando o desenvolvimento da agricultura e comércio.

O nome “Lago do Junco” originou-se de um lago na região com capim chamado “Junco”. Desde então, o lugar tem sido um exemplo de superação e crescimento.

Hoje, Lago do Junco é um município único, com uma história rica e vibrante. 

Qual é a população da Lagoa do Junco? 

A população da Lagoa do Junco é em torno de 9.506 habitantes, segundo dados de 2022. O município tem 309 km², densidade demográfica de 35,1 habitantes por km² e é vizinho a Igarapé Grande, Bacabal e Lago dos Rodrigues.

O que fazer na Lagoa do Junco?

Ao chegar na Lagoa do Junco, você pode:

  • caminhadas relaxantes absorvendo a tranquilidade do ambiente;
  • mergulhos refrescantes em águas cristalinas;
  • piqueniques à beira da Lagoa;
  • observar as aves e outros animais locais;
  • encontrar um local tranquilo, respire fundo e aprecie o silêncio.

Guia Completo Sobre os Lençóis Maranhenses

A Lagoa do Junco é um verdadeiro tesouro nos Lençóis Maranhenses. Ao chegar lá, explore, nade, fotografe e absorva a magia deste lugar. Afinal, uma visita à Lagoa do Junco é mais do que uma viagem; é uma jornada de descoberta.

Gostou de saber mais sobre o lugar? Então, aproveite a visita para conhecer o nosso guia completo sobre os Lençóis Maranhenses e ter uma viagem ainda mais proveitosa!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?