Quem é fã de paisagens naturais e do ecoturismo, com certeza já ouviu falar na Rota das Emoções. São 500 km de percurso, repleto de aventuras, praias encantadoras, dunas, lagoas e uma culinária nordestina autêntica.
Esse destino engloba 3 pontos turísticos em 3 estados diferentes: os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o Delta do Parnaíba no Piauí e Jericoacoara no Ceará.
Normalmente, as pessoas costumam seguir essa ordem ao explorar as localidades, mas há quem prefira aproveitar a Rota das Emoções Invertida. Quer entender como esse roteiro funciona? Continue acompanhando nosso conteúdo a seguir!
O que é a Rota das Emoções Invertida?
Como já indicamos inicialmente, fazer essa viagem de forma invertida, nada mais é do que começar visitando os pontos turísticos que as pessoas, normalmente, preferem deixar para o final do passeio.
Então, na prática, o único diferencial é a ordem do roteiro. Você pode começar sua viagem para a Rota das Emoções por onde desejar; a única ressalva é começar pelas pontas — Ceará ou Maranhão.
Escolher visitar as belezas do Piauí primeiro pode não ser uma boa ideia. Isso porque, a região se localiza no centro do roteiro, o que dificulta a logística.
Independentemente de onde resolver partir, saiba que a Rota das Emoções oferece atrativos para todo tipo de viajante — mochileiros, boêmios, aventureiros, amantes da culinária, fotógrafos e muitos outros.
Como montar o trajeto da Rota das Emoções Invertida?
Também citamos logo acima que você pode começar sua viagem invertida por onde quiser. Porém, a maioria dos turistas gostam de montar um roteiro começando pelo Ceará e finalizando pelo Maranhão. Veja abaixo uma sugestão de roteiro que montamos para você.
Comece por Fortaleza
Não há muita regra para aproveitar seu passeio pela Rota das Emoções Invertida. Você pode começar sua viagem pelo Ceará — existem muitos voos diretos para Fortaleza, sendo que alguns permitem pousar diretamente em Jericoacoara.
Mas, se quiser economizar no percurso, vale muito a pena desembarcar em Fortaleza e aproveitar o trajeto até Jeri, visitando as praias de Cumbuco, Lagoinha, Icaraí e Flecheiras.
Jericoacoara
Chegando em Jeri, ainda no Ceará, você verá um local encantador. Essa pequena vila é capaz de deslumbrar qualquer visitante, devido suas belezas naturais, rusticidade, hospitalidade dos moradores e as inúmeras atividades que podem ser feitas por lá.
Delta do Parnaíba
Saindo de Jericoacoara, você pode seguir para o Delta do Parnaíba no Piauí. Ali, você experenciará uma mistura intensa de naturezas, que reúne lagoas, manguezais, dunas e uma rica fauna local.
Um ponto que vale a pena destacar nessa viagem, é que o Delta se trata do único mar aberto das Américas.
Outra maravilha que conquista todos os viajantes é assistir a revoada de guarás — pássaro vermelho típico do local — que pode ser aproveitada de dentro do mar, em uma lancha, durante o pôr do sol.
E para finalizar, Lençóis Maranhenses
Para finalizar seu roteiro da Rota das Emoções Invertida com chave de ouro, estão os Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Saindo do Piauí, você pode partir para São Luís com um transfer e aproveitar a rica paisagem de dunas e lagoas que parecem não ter fim.
São águas cristalinas, em contraste com a areia branquinha e o céu azul que tornam esse lugar apaixonante. Para explorá-lo, você pode passear de quadriciclo, de barco, de 4×4 ou mesmo em pequenos aviões, em voos panorâmicos.
Quantos dias são necessários para fazer a Rota das Emoções Invertida?
Apesar de se tratar de uma decisão bem pessoal, recomendamos agendar, pelo menos, 8 dias para visitar a Rota das Emoções Invertida.
Idealmente, 10 a 12 dias são suficientes para desfrutar da viagem com tranquilidade. Mas, caso queira mais informações para tomar sua decisão, veja o que pode ser feito em diferentes dias de percurso:
- 6 dias de viagem: apesar de ser possível, você não conseguirá aproveitar a fundo todas as maravilhas da Rota das Emoções. Com o tempo reduzido, é provável que passe mais tempo no trajeto entre um local e outro, do que explorando as paisagens;
- 8 dias de viagem: versão mais interessante, já que permite visitar mais atrações sem tanta pressa. Contudo, ainda são poucos dias para visitar a Rota das Emoções e se encantar com todos os seus destaques;
- 10 dias de viagem: com 9 ou 10 dias para visitar a Rota, você terá mais tranquilidade para explorar um pouco mais cada região. Alguns lugares te deixarão com o desejo de “quero mais”, então escolha bem qual atração irá visitar;
- 12 dias de viagem: o roteiro ideal para a Rota das Emoções inclui um percurso de 12 dias. Durante esse tempo, é totalmente possível desfrutar de cada atração sem pressa, vivendo experiências inesquecíveis.
Como encontrar a empresa ideal para montar meu roteiro?
Existem inúmeras formas de planejar sua viagem para a Rota das Emoções Invertida. Você pode cuidar de tudo por conta própria — apesar de econômico, é uma opção bem mais trabalhosa — traçar uma viagem em grupo ou deixar tudo a cargo de uma agência turismo.
Prefere encarregar uma empresa especializada em cuidar somente de aproveitar as maravilhas do local? Confira as dicas para selecionar sua agência sem erros:
- estude o valor dos pacotes: os preços dos pacotes oferecidos mudam conforme a oferta de serviços em cada um;
- analise o tempo de viagem (5,7,10 dias): conforme citamos mais acima, prefira agências que oferecem tempo suficiente de viagem em seus pacotes;
- busque avaliações de clientes antigos: procure por comentários de clientes antigos das agências para certificar da qualidade do serviço prestado;
- verifique a relação custo x benefício: veja se os valores cobrados por cada pacote justificam o serviços oferecidos;
- confira a qualidade do atendimento: veja a qualidade no atendimento ao cliente antes de fechar qualquer oferta.
Conclusão
Fazer a Rota das Emoções Invertida é uma experiência única, que deve ser aproveitada com calma. Então, se você está com vontade de conhecer as maravilhas que este lugar tem para oferecer, não deixe de seguir as dicas que trouxemos neste artigo!