Já pensou em visitar uma lagoa formada a partir das lágrimas derramadas por uma indígena após perder o seu amado? É essa a história popular que circula sobre a origem da Lagoa do Portinho, distante cerca de 15 minutos da Parnaíba, no estado do Piauí.
Claro, além das lágrimas da indígena — como dizem os moradores da região — a Lagoa do Portinho se formou com ajudinha de outros elementos. Entre eles, elevação do nível do mar, ação de ventos e correntes marinhas.
Juntos, eles formaram uma paisagem de águas cristalinas e calmas, rodeada por dunas de areia branca, coqueirais e vegetação típica. Então, quer conhecer mais sobre esse cantinho nordestino querido dos turistas? Continue conosco!
E para você que se interessa em conhecer o nordeste, convidamos a saber mais sobre a Rota das Emoções. Assista ao vídeo:
O que é a Lagoa do Portinho?
Trata-se de uma lagoa de água doce localizada no Piauí, no nordeste do Brasil, e distante 340 km da capital, Teresina. Ela tem uma área aproximada de 8 km². As águas da lagoa são cristalinas e calmas, tendo temperatura agradável durante todo o ano, ideal para o banho e outras atividades de lazer.
A cor da água varia do escuro — devido à vegetação, areia e outros sedimentos — para o mais claro. Qual você prefere? No primeiro caso, é possível apreciar uma aura de profundidade e mistério, além do espaço ser mais indicado para pesca, que ocorre com restrições.
No segundo caso, a vida vegetal e a aquática é vista com mais clareza. Assim, seja qual for a sua preferência de cor, imagine se sentar perto da lagoa com pessoas especiais enquanto aproveita a vista, pesca e mergulha. E aí? Aposto que gostou do visual imaginado.
A Lagoa do Portinho também abriga uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo aves, peixes, crustáceos e outros animais aquáticos. Tudo isso ocorre porque existe investimento para preservar e manter a beleza natural do lugar.
O que fazer na Lagoa do Portinho?
Lá você mergulha, desce nas dunas, pesca, observa a vida aquática e muito mais, tornando a Lagoa do Portinho um destino popular. Inclusive, ele já recebeu mais de 40 mil turistas em 2019 — mas relaxa, é só escolher a baixa temporada, se quiser um passeio mais calmo. Agora, saiba mais sobre o que fazer pela região!
Tomar banho e praticar esportes na lagoa
A lagoa é ideal para a prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf e jet ski. Isso porque as águas da Lagoa do Portinho são calmas, proporcionando mais segurança aos aventureiros.
E ainda, elas são cristalinas e esverdeadas — por ter muitas algas e outras vegetações — ideais para um banho refrescante em um ambiente natural.
Essa coloração contrasta com as dunas ao fundo e as areias coloridas. Sim, isso mesmo que você leu: a areia pode ficar escura ou avermelhada, embora geralmente tenha uma coloração clara, variando do branco ao bege.
Como dito no início, a cor da água também varia entre o claro e o escuro. Alguns turistas dizem que já viram até um tom vermelho. Isso não tem a ver com sujeira, mas sim com a presença de algas, minerais e outros elementos naturais. No entanto, nada de jogar lixo por lá, tá?
Passear de quadriciclo
Algumas empresas oferecem passeios de quadriciclo pelas dunas próximas à lagoa, como as do Coqueiro, muito famosa, principalmente por oferecer vistas panorâmicas da região. Assim, você pode ter uma visão ainda mais bonita do lugar e até apreciar o pôr do sol.
Além disso, a lagoa é cercada por belas paisagens naturais e oferece uma infraestrutura turística adequada para receber visitantes, como restaurantes, bares, quiosques e pousadas.
Visitar o Parque Nacional das Sete Cidades
O Parque Nacional das Sete Cidades fica a cerca de 2h da Lagoa do Portinho, sendo conhecido pelas formações rochosas de cidades imaginárias. Além disso, enquanto caminha pelo local, você também aprecia cachoeiras, piscinas naturais, árvores e muito mais.
Todas essas belezas contribuem para a área receber, em média, 25 mil pessoas por ano. Essas são apenas algumas das atividades que podem ser feitas na Lagoa do Portinho. Afinal, a região é rica em beleza natural e cultural, oferecendo diversas opções de lazer e entretenimento.
Quando visitar a Lagoa do Portinho?
Em geral, a melhor época é de julho a dezembro: período sem chuva, com temperaturas amenas e lagoa cheia. Isso porque a estação chuvosa ocorre antes, de janeiro a maio, deixando as águas mais cristalinas. E ainda, traz melhores condições para atividades aquáticas e para apreciar a paisagem.
Além disso, fora dos meses de feriados e férias escolares, os preços da Lagoa do Portinho são mais acessíveis e é possível evitar muitos turistas. Porém, em todo período você tende a se impressionar com as belezas do lugar e gostar da experiência.
Como chegar à Lagoa do Portinho?
Existem algumas opções para chegar lá:
- de carro – pela BR-343 até Parnaíba, e de lá pela PI-116 com destino a lagoa;
- de ônibus – há linhas de ônibus regulares que partem de Teresina com destino a Parnaíba, lá você pode pegar um táxi ou um ônibus local até a lagoa.
- de avião – do aeroporto você pode pegar um táxi ou um ônibus local para o destino.
- transporte agendado – algumas empresas oferecem serviços de transfer e passeio para a Lagoa do Portinho a partir de Parnaíba ou Teresina, opção com melhor custo-benefício.
Onde se hospedar na Lagoa do Portinho?
Algumas opções de hospedagem próximas da lagoa são:
- Pousada dos Ventos – distante 2,4 km;
- Hotel Delta – distante 1,6 km;
- Hotel Aveiro – 2,8 km;
- Hotel Portal dos Ventos – distante 2,9 km;
- Chic Hotel Boutique – distante 40,3 km e uma opção mais luxuosa.
Passeio de Quadriciclo na Lagoa do Portinho
Como visto, os visitantes têm muito o que fazer na Lagoa do Portinho, como mergulhar, pescar, praticar esportes aquáticos, passear de quadriciclo etc. Assim, você conhece as belezas naturais, lendas populares e outros encantos desse cantinho querido dos turistas.
Gostou de saber mais sobre ele? Então experimente a emoção de pilotar um quadriciclo! Reserve agora o seu passeio de quadriciclo e desbrave a Lagoa do Portinho até as Dunas do Coqueiro com a Rota Combo!