Dicas de viagem Ecoturismo: O que é, Principais Tipos e Importância

Ecoturismo: O que é, Principais Tipos e Importância

ecoturismo

Vamos fugir deste lugar, baby? Fugir pra algum lugar ao sol, com muitas oportunidades para contemplar a natureza, escapar do barulho e correria da vida urbana? Se esse tipo de aventura pareceu interessante para você, talvez o ecoturismo seja a sua vibe.

Trata-se de uma experiência em que é possível explorar destinos naturais incríveis, enquanto se compromete com a conservação da natureza e o respeito pelas culturas locais. Bacana, não é?

Por exemplo, os visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, podem explorar paisagens deslumbrantes, realizar caminhadas e mergulhar nas lagoas naturais.

Se você achou a ideia deste passeio interessante, continue conosco e saiba algumas curiosidades sobre o ecoturismo!

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é uma forma de conhecer novos lugares explorando a natureza de maneira responsável e sustentável. Ou seja, ao mesmo tempo que você viaja e conhece belas paisagens, animais e plantas, se preocupa em proteger o meio ambiente.

Em outras palavras, o ecoturismo é um lugar onde você pode encontrar a natureza, alegria e felicidade com certeza, como diz o Jota Quest.

Assim, é possível visitar áreas naturais como parques nacionais, florestas, rios e praias preservadas. A ideia é apreciar as belezas naturais, mas também aprender sobre a importância da conservação e preservação dos ecossistemas.

E olha, não é difícil colocar isso em prática não, viu? Algumas orientações comuns são não alimentar os animais selvagens ou não tirar nada da natureza. Também é importante usar trilhas e caminhos demarcados para evitar danos à vegetação e não poluir o ambiente, recolhendo seu lixo corretamente.

Quais os principais tipos de ecoturismo?

Existem vários tipos de ecoturismo que oferecem diferentes experiências ao viajante. A seguir, saiba quais são eles!

Observação de vida selvagem

É a oportunidade de observar animais em seu habitat natural. Isso pode incluir safáris em reservas de vida selvagem, avistamento de pássaros, observação de baleias, golfinhos ou tartarugas marinhas.

Caminhadas e trilhas

Envolve explorar trilhas e caminhos em áreas naturais, como florestas, montanhas ou parques nacionais. Assim, essa é uma forma de vivenciar a natureza de perto, aproveitando a paisagem e a flora local.

Mergulho e snorkel

É a prática de explorar os ecossistemas marinhos, como recifes de corais, nadando com snorkel ou mergulhando. Você pode observar a vida marinha colorida e fascinante, como peixes tropicais e corais.

Turismo de aventura

Envolve atividades emocionantes em ambientes naturais, como rafting em rios, escalada em montanhas, tirolesa em florestas, entre outros. É uma maneira emocionante de experimentar a natureza e superar desafios.

Turismo em áreas protegidas

Consiste em visitar parques nacionais, reservas naturais ou áreas protegidas, onde você faz trilhas, acampamentos, passeios de barco e outras atividades ao ar livre. Tudo isso enquanto aprende sobre a importância da conservação dessas áreas. Garantimos que por essas aulinhas você vai se interessar, viu?

Turismo rural

É a oportunidade de vivenciar a vida em comunidades rurais participando de atividades agrícolas, conhecendo a cultura local e apreciando a natureza ao redor. Isso inclui paisagens rurais, fazendas orgânicas e produção sustentável de alimentos.

Qual é a importância do ecoturismo no Brasil?

O ecoturismo é importante no Brasil porque promove conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, valorização da cultura local, educação ambiental e fortalecimento do turismo interno.

Quer dizer, o ecoturismo no Brasil estimula o turismo interno, fluxo de turistas brasileiros visitando destinos no próprio país. Isso beneficia a economia local, gerando receitas para restaurantes, hospedagens e lojas de artesanato. Ou seja, você se diverte, aprende e ainda movimenta a economia brasileira.

Além disso, o ecoturismo promove a conservação desses ecossistemas, incentivando a proteção da fauna, flora e recursos naturais. Afinal, ao visitar áreas naturais, os turistas contribuem para a preservação dessas áreas, gerando consciência sobre a importância da conservação.

Como praticar o ecoturismo?

Praticar o ecoturismo envolve algumas ações simples, mas importantes, que ajudam a garantir uma experiência responsável e sustentável. Acompanhe as dicas!

Planejamento

Antes de sua viagem turística, pesquise sobre os destinos, suas características naturais e culturais. Em nosso blog, reunimos diversas informações sobre destinos turísticos. Então, informe-se sobre as regras e regulamentos de visitação, e verifique se há operadoras locais que seguem práticas sustentáveis.

Escolha operadoras sustentáveis

Ao reservar passeios e atividades, opte por agências que sigam práticas sustentáveis. Procure por operadoras que respeitem as áreas protegidas, ofereçam informações sobre a conservação e envolvam as comunidades locais. Dê preferência a guias locais que possuam conhecimento sobre a região.

Minimize o impacto ambiental 

Durante o seu passeio, siga as trilhas demarcadas e evite pisar na vegetação frágil. Não deixe lixo para trás e, se possível, recolha também o lixo deixado por outros visitantes. E ainda, utilize produtos de higiene pessoal biodegradáveis e evite o uso excessivo de plásticos descartáveis.

Respeite a cultura local

Ao interagir com as comunidades locais ao longo da viagem, tenha respeito e interesse em aprender sobre a cultura, costumes e tradições locais. Valorize o artesanato e a culinária típica, e evite comportamentos que possam ser ofensivos ou invasivos. 

Contribua para a economia do lugar

Apoie a economia local ao adquirir produtos e serviços de empreendimentos sustentáveis e comunidades locais ao longo do passeio. Isso ajuda a fortalecer a economia da região e incentiva a preservação ambiental. Então, pense nisso sempre que for comprar lembrancinhas para seus amigos e familiares, viu?

Observe a vida selvagem com responsabilidade

Ao visitar áreas naturais, admire a vida selvagem — se existir — à distância e evite alimentar ou tocar nos animais. Siga as orientações dos guias sobre a conduta adequada e respeite o habitat natural dos bichinhos.

Faça ecoturismo com os melhores preços

Viu só como o ecoturismo faz bem para a economia, o meio ambiente e o seu bem-estar? Até porque, atire a primeira pedra quem nunca se sentiu mais feliz ao desconectar um pouquinho e ficar mais perto da natureza. 

Para tornar tudo ainda melhor, você pode fazer ecoturismo com os melhores preços. Na Rota Combo, fazemos transfers e passeios pela Rota das Emoções, entre Ceará, Maranhão e Piauí. Confira os combos e os passeios mais vendidos para comparar os preços!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?